sábado, 27 de outubro de 2012


A importância da Matemática no nosso dia a dia.
"Porque a matemática existe?";
"Para que serve?";
"Porque eu preciso estudar matemática?".
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber, enfim, a finalidade da matemática.

Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora... O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a matemática é tão fundamental a nossas vidas como o português, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e seus derivados!

Façamos um teste! Passe no mínimo 10 minutos do seu cotidiano e tente ficar esse tempo sem envolver nada que relacione números... IMPOSSÍVEL! Até no momento da cronometragem do tempo, necessitamos dos números. Faça outro pequeno teste e veja quantas vezes a matemática aparece no seu dia a dia, seja no trabalho, seja em casa, seja na escola, curso ou faculdade, seja num clube ou shopping, num cinema, no computador, no diálogo com seu grupo de amigos, entre outros... Veja e confirme se em tudo isso ela marca sua presença.

Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, iremos ver que a matemática não se trata apenas de uma simples diversão ou de uma simples aula chata na escola, mas sim, de um conteúdo bastante importante que faz parte de nossas vidas e que carregaremos pelo resto da vida!                 







 A presença da Matemática em nosso cotidiano

A Matemática é fundamental em nosso dia-a-dia. Atualmente, com os avanços científicos e tecnológicos e a criação de novas áreas de conhecimento, mais do que nunca a matemática torna-se necessárias. Ela esta sendo usada com muita frequência em nosso cotidiano.
Não são necessários muitos argumentos para convencer as pessoas sobre a importância da matemática em nossas vidas. Sabe-se o valor que os números e as operações numéricas têm na vida da maioria das pessoas, e também, a matemática tem se tornado indispensável para o cotidiano do ser humano, pois, está presente na sociedade desde os tempos mais remotos, e, a cada dia que passa está se expandindo mais e mais. Chegou o momento em que a humanidade percebeu que não dá pra viver sem os conhecimentos matemáticos, ou seja, a Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas.
Dessa maneira é notável a presença da matemática e a utilidade dela no meio em que vivemos.





A historia da matemática e sua importância no nosso cotidiano



A Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho que consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições.

A Matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis. Ainda assim a ciência continua a desenvolver-se permanentemente.

Registros arqueológicos mostram que a Matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos.

Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra "Os Elementos" de Euclides. A ciência se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio.

A partir da Renascença o desenvolvimento da Matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje. Hoje, ela é usado em vários campos.

Embora invisível essa ciência ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia-a-dia. Se não houvesse Matemática não existiriam...

• edifícios;

• pontes;

• aviões;

• computadores.

Por isso, é fundamental o domínio, pelo menos básico, dessa ciência. Na escola Marcírio Loureiro, a educadora do Cidade Escola da SMED/núcleo FECI Luana Viera desenvolve atividades que trabalham o pensamento lógico dos educandos.

Por meio do lúdico, ela cria tarefas que auxiliam o educando na interação e no desenvolvimento do racícionio lógico matemático. Para isso, a educadora colocou em prática o projeto "Aritmética da Emília" do livro do escritor Monteiro Lobato.
“Trabalha as turmas com a finalidade de ajudá-los na compreensão da Mde maneira mais divertida e lúdica”, informa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário